Comunicação em tempo real transforma o agronegócio

Comunicação em tempo real transforma o agronegócio

Comunicação em tempo real na agroindústria

Soluções de tecnologia melhoram a troca de informações entre produtores e fornecedores no campo

 

Por Fabio Turati, gestor de Ofertas de Agroindústria da TOTVS

 

Um dos elos mais importantes na cadeia do agronegócio é a comunicação. O estabelecimento de canais permanentes de contato e troca de informações entre produtores, fornecedores e mesmo compradores é o que oferece aos participantes da cadeia a segurança necessária para aproveitar a melhor oportunidade e realizar o melhor negócio.

 

No caso das diferentes etapas da produção rural, o número e a diversidade de fornecedores – de insumos, como sementes e fertilizantes, a produtos tecnológicos, como máquinas e equipamentos agrícolas – que abastecem a propriedade e suas operações exigem uma comunicação ágil e de nível técnico preciso, para que o negócio se concretize com a esperada exatidão e pontualidade.

 

Existem outros participantes do processo de produção, cujas características devem ser consideradas na hora de a empresa se comunicar. No caso de revendedores de fertilizantes e outros produtos químicos, por exemplo, a comunicação deve acontecer com todos estando no mesmo nível de informações. Por exemplo, ao acertar uma venda para um produtor de soja, é preciso entender como funciona essa cultura, o que pode ser usado na produção, com que benefício, entre outras informações.

 

Por fim, há ainda a questão do contato entre o produtor rural como fornecedor de matéria-prima, e a agroindústria. O poder desse fornecedor vai depender e variar de acordo com a cultura plantada e a região onde ele está; em alguns casos, influencia até no preço do produto. Por isso, a comunicação entre esses dois pontos da cadeia pode se tornar bastante complexa com diferentes camadas de informação.

 

Devido a tantas variáveis, é possível afirmar que o processo de comunicação dentro dos diferentes níveis do agronegócio varia de acordo com o tipo de cultura. Existem áreas em que a necessidade de comunicação é praticamente diária; em outras, a comunicação é mensal ou pode levar um semestre para voltar a acontecer.

 

Para dar conta da complexidade nessa troca de informações, a tecnologia tem se mostrado uma forte aliada. Ferramentas como a plataforma de colaboração fluig agilizam a troca de informações entre as empresas do setor ao integrar o planejamento e os apontamentos dos produtores à base de dados dos fornecedores, facilitando a gestão de compra dos materiais necessários para cada safra e sua entrega no prazo estipulado.

 

Por outro lado, a plataforma oferece ao produtor, além da garantia de que receberá os insumos e equipamentos necessários dentro do prazo, uma rede social corporativa. Por meio das comunidades criadas dentro da ferramenta, é possível tirar dúvidas com o fornecedor e interagir com outros produtores que sejam clientes da mesma empresa visando à troca de melhores práticas de mercado.

 

O contato em tempo real é outro aspecto fundamental para a comunicação. Nesse sentido, uma nova ferramenta tem ajudado na troca de informações entre fornecedores e produtores, em especial no setor sucroenergético. O Portal de Fornecedores Agrícola, criado pela TOTVS, é um novo canal de relacionamento para as usinas de cana-de-açúcar e seus fornecedores, e é totalmente integrado ao seu software de gestão e adaptável a notebooks, desktops e outros dispositivos mobile.

O Portal de Fornecedores Agrícola também tem funcionalidades que permitem fácil acesso a relatórios e consultas, como entrada de colheitas, qualidade das matérias-primas, notas fiscais, recibos de pagamentos e contratos de financiamento. Há opções para configurar widgets com notícias sobre o mercado, previsões do tempo por cidade e cotações de preços de culturas e moedas para garantir maior segurança e flexibilidade nas negociações.

O desenvolvimento de tecnologias que facilitem a comunicação no âmbito do agronegócio tem indicado a direção de uma nova forma de relacionamento entre produtores, fornecedores e parceiros. Mediante seu uso, é possível promover uma gestão mais moderna das atividades, maior confiança e transparência nos negócios.

About The Author

dgAdm

No Comments

Leave a Reply

Nossos Clientes

Entre em contato

Nós da Digital solutions procuramos sempre facilitar o processo entre nossos clientes e seu negócio com softwares de ponta com o melhor que a tecnologia apresenta.

Endereço

Av.24 de Agosto, 814 Sala 104 - B.
Jardim Alexandrina - Anápolis-GO
CEP: 75060-473

Telefone

(62) 3013-7791
(62) 3701-0577
(64) 3513-1228 Rio Verde

Horas

Segunda a Sexta 8h ás 18:00
Sábado 8h a 12:00